Translate this Blog here!

Awana Blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

A CRIANÇA NUMA SOCIEDADE DECADENTE - parte 8

A CRIANÇA NUMA SOCIEDADE DECADENTE - 8
 
1) NÃO HÁ VERDADE (postagem dia 09 de junho)

2) NÃO HÁ AMOR (postagem dia 22 de junho)

3) NÃO HÁ CONHECIMENTO DE DEUS (postagem dia 05 de julho)
4) PREVALECE A VIOLÊNCIA — O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios” (Oséias 4:2).
Eis aí o tema das novelas, dos filmes, dos noticiários, das revistas, dos livros e das conversas no dia-a-dia. Não há outro assunto e a realidade é nua e crua. Todos vivem com medo e desconfiados. As estatísticas sobre a violência são assustadoras.
Sempre que a violência alcançou níveis insuportáveis, o juízo de Deus se fez necessário, como vemos, por exemplo, por ocasião do dilúvio: “Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens” (Gênesis 6:12,13).
Oséias também registra: “Por isso, a terra está de luto, e todo o que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem” (Oséias 4:3).
Não demoraria muito tempo e o reino de Israel seria levado em cativeiro, para a Assíria, experimentando o juízo de Deus.
Mais tarde, o reino de Judá também seria levado para o cativeiro da Babilônia e Ezequiel registrou: “Vês, filho do homem? Acaso, é cousa de pouca monta para a casa de Judá o fazerem eles as abominações que fazem aqui, para que ainda encham de violência a terra e tornem a irritar-me?... Pelo que também eu os tratarei com furor; os meus olhos não pouparão, nem terei piedade. Ainda que me gritem aos ouvidos em alta voz, nem assim os ouvirei” (Ezequiel 8:17,18).
Para onde nos conduzirá a violência dos dias atuais?
Na vinda do Senhor Jesus, quem o contemplará? Quem estará com Ele? Isaías disse:
O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal, este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas. Os teus olhos verão o rei na sua formosura” (Isaías 33:15-17).
Há necessidade de ajudar a criança a ter discernimento, nestes dias de tanta violência, para que ela aprenda, entre outras cousas:
1) Que os seus pés devem andar no caminho correto.
2) Que os seus lábios devem falar o que é verdadeiro.
3) Que as suas mãos devem estar limpas.
4) Que os seus ouvidos devem estar tapados para a violência.
5) Que os seus olhos devem estar fechados para contemplar o mal.
6) Que a sua mente deve estar guardada com pensamentos puros.
7) Que o seu coração deve estar cheio da presença do Senhor.

Músicas, brinquedos, filmes, roupas, diversões, leituras, amizades e tudo o mais deve ser analisado sempre desta perspectiva. Ao invés de simplesmente proibir, converse com a criança, mantenha um bom diálogo e mostre o que está contrariando a Palavra e a Santidade de Deus.
A criança que já nasceu de novo tem a presença do Espírito Santo em sua vida. “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós ... esse vos ensinará todas as cousas” (João 14:17,26).
A criança pode ser conduzida para dedicar ou consagrar totalmente a sua vida para o Senhor Jesus Cristo. Em Romanos 12:1,2 temos o apelo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Consagrar traz a idéia de separar algo, de uso comum ou profano, para o uso de Deus, não apenas objetos mas também pessoas. Uma pessoa consagrada está separada da maneira de pensar e de agir deste mundo, dedicada para o Senhor e podendo dizer: os meus pés, as minhas mãos, os meus lábios, os meus ouvidos, os meus olhos, a minha mente e o meu coração são totalmente do Senhor.
Que possa surgir uma geração nova, totalmente consagrada ao Senhor!

Gilberto Celeti

(continua...)