Translate this Blog here!

Awana Blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

COMO ALCANÇAR CRIANÇAS QUE AMAM HARRY POTTER

PARTE 1
Fonte: http://criparacristo.blogspot.com (Pr. Gilberto Celeti - APEC)
   
 

O PROFESSOR EVANGELISTA DE CRIANÇAS BEM PREPARADO PODE USAR O AMOR DA CRIANÇA POR HARRY POTTER PARA APRESENTAR O AMOR DE JESUS.

Artigo escrito por Connie Neal (pastora de adolescentes, mãe de três filhos e autora de diversos livros). Traduzido por Eneida Rangel Celeti


Considere esta alternativa interessante em vez de simplesmente criticar Harry Potter:


– Tulio, o que aconteceu? O rosto dele estava vermelho de raiva.


– Eu estava escutando um programa evangélico no rádio e ouvi o homem dizer que Harry Potter deveria ser proibido ou queimado. Sei que vocês são evangélicos. Só quero ter certeza de que não estão dizendo nada assim para Sara. Não é desse modo que estamos educando nossa filha.


– Por favor, fique calmo e entre. Ele entrou ainda na defensiva.


– Tulio, eu nunca iria interferir no modo como vocês estão educando sua filha. Além disso, eu descobri a mensagem do Evangelho no primeiro livro de Harry Potter.


A raiva dele foi se transformando em interrogação. Ele esboçou um sorriso, depois começou a rir e se acomodou bem à vontade em meu sofá.


– Você me pegou, afinal, Connie. Continue. Essa eu quero ouvir. Como você descobriu o Evangelho em Harry Potter?


Ele ouviu atentamente enquanto eu compartilhava. Pouco tempo depois daquele encontro, Tulio recebeu a Cristo. Meus filhos já tinham compartilhado sobre Jesus com Sara, sua filha, e ela também pediu recebeu a Cristo como Salvador.


O assunto “Harry Potter” é debatido tão acaloradamente que muitos obreiros cristãos entre crianças têm optado por evitar a controvérsia. Agindo assim, perdem uma ótima oportunidade para evangelizar.

Gostaria de sugerir uma maneira de você lidar com os melindres deste assunto, quando for compartilhar o amor de Jesus com crianças que amam Harry Potter.


Continua...


Parte 2



Para discipular as crianças na igreja e para alcançar as crianças do mundo com o Evangelho se aplicam princípios distintos.


Estas sugestões são para a evangelização de crianças que já amam Harry Potter, com a aprovação dos pais.



Usamos a familiaridade delas com as histórias como um ponto de contato com o Evangelho.



O versículo-chave é João 3:17 – “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”


A pregação do Evangelho requer de nós que estejamos indo por todo o mundo, encontrando as pessoas onde estão, e falando-lhes em sua própria linguagem.


Jesus fez isso quando comeu com coletores de impostos e “pecadores” — e foi duramente criticado por causa disso.

Paulo fez o mesmo quando caminhou pelas ruas de Atenas visitando santuários idólatras, lendo inscrições pagãs, citando poetas atenienses, e não somente as Escrituras, para relacionar uma verdade pouco conhecida com o que era familiar na cultura deles — e foi duramente criticado por causa disso.


Eu faço a mesma coisa com Harry Potter — e adivinhe? Sou criticada por isso.



Mas vale a pena porque as crianças que amam Harry estão abertas para ouvir sobre o amor de Jesus quando não são condenadas ao serem abordadas.


Continua...


Parte 3



A influência cultural de Harry Potter sobre as crianças é inevitável e continuará a crescer à medida que os livros e os filmes vão sendo cada vez mais conhecidos e apreciados.



As questões relacionadas a Harry Potter devem ser tratadas com cuidado, para você abster-se de interferir na forma de agir dos pais, não dar a impressão de ser brando a respeito de bruxaria de verdade, e respeitar os cristãos com diferentes convicções.


Uma vez estabelecidas as bases de maneira bíblica, o evangelista de crianças bem preparado pode usar o amor da criança por Harry para apresentar o amor de Jesus e evangelizar a criança de hoje.


Eis algumas informações e sugestões para você compartilhar o amor de Jesus com crianças que amam Harry Potter:

• Projetos de evangelização usando Harry Potter devem ser completamente separados da Igreja.


O que é apropriado para chegar ao mundo muitas vezes não é apropriado dentro da igreja.


• Aprenda o que as histórias de Harry Potter significam para a criança, sem supor que a criança já está na feitiçaria.

Qual o modo mais fácil?


Pergunte: “O que você mais gosta nas histórias?

Quem é o seu personagem favorito?

Por quê?”


Depois pergunte se elas querem ouvir outra grande história que realmente aconteceu.

• Pratique a apresentação do Evangelho usando Harry Potter como uma parábola (veja no próximo artigo).


Experimente chegar ao extremo de testemunhar com Harry (se você é chamado para trabalhar em evangelismo transcultural e não vai fazer outro cristão tropeçar).


Ouse aventurar-se em outros lugares e rever seus limites.


Uma filha de pastor compartilhou comigo que a camiseta de Harry Potter que ela possui é sua melhor ferramenta de evangelização.


Tudo que está escrito na camiseta é “Harry Potter”.

Ela põe a camiseta e vai a qualquer lugar em que há crianças e seus pais.

Não falha: muitas pessoas vêm a ela e dizem:

“Oh, nós gostamos de Harry Potter também.”

Ela está preparada e em oração para responder.


Logo que se estabelece um relacionamento amistoso, ela conta que é filha de pastor e convida as pessoas para vir à igreja.

Esse método é o mais bem sucedido que ela já tem usado para alcançar crianças onde elas estão, amá-las e levá-las a Cristo.

Este artigo: COMO ALCANÇAR CRIANÇAS QUE AMAM HARRY POTTER foi escrito por Connie Neal, traduzido por Eneida Rangel Celeti e publicado na revista "O Evangelista de Crianças" - revista trimestral da APEC.


O professor de crianças bem preparado pode usar o amor da criança por HARRY POTTER para apresentar o AMOR DE JESUS.


A conclusão será na próxima postagem = HARRY POTTER COMO UMA PARÁBOLA.



Continua...



 4a. Parte CONCLUSÃO




HARRY POTTER COMO UMA PARÁBOLA


Antes que Harry Potter nascesse, existiu um bruxo que foi mau. Muito mau. O pior. Pior do que o pior.


Este malvado bruxo Voldemort aterrorizava o mundo mágico com uma maldição mortal.


O Harry se tornou famoso como “O Menino Que Vive” quando sobreviveu àquela maldição.


Voldemort assassinou o pai de Harry e jogou a maldição no garoto, mas a mãe do Harry recebeu a maldição em si mesma para salvá-lo.


Voldemort acertou o Harry com a maldição novamente. Foi assim que ele recebeu a cicatriz em forma de relâmpago. Mas a maldição estava quebrada.


Lily Potter amou tanto ao seu filho que perdeu sua vida para salvá-lo. Ela pulou em frente à maldição e recebeu-a em si mesma.

Era por isso que a maldição não agia mais sobre o Harry.

Por fim, o malvado não podia tocar o Harry!

 Como Dulbledore disse: “Ter sido amado tão profundamente” deu a Harry proteção eterna.

A ficção de Harry Potter me lembra o que Jesus fez de verdade na cruz por você.


A Bíblia conta que antes que o mundo começasse, um anjo foi mau.


1) A Bíblia conta que antes que o mundo começasse, um anjo foi mau. O Pior. Pior do que o pior. Deus expulsou-o do céu, como relâmpago.


O anjo mau é Satanás. Ele enganou as pessoas para que desobedecessem a Deus, e o pecado delas separou-as de Deus. As pessoas viviam com medo da morte até que essa maldição foi quebrada.


2) Jesus, o Filho de Deus, colocou-se na frente da maldição quando tomou nossos pecados sobre Si mesmo ao morrer na cruz.

Lembra-se como Lily amou tanto ao Harry que deu a vida para que ele pudesse viver? Bem, Deus ama você muito mais!

A Bíblia diz: “Deus amou tanto ao mundo que deu Seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça [não fique separado dele para sempre], mas tenha a vida eterna.”


Depois que Jesus morreu em seu lugar, Deus o ressuscitou de entre os mortos. Assim, Jesus quebrou a maldição da morte eterna!

3) Na história de Harry, um ladrão veio roubar a pedra (para conseguir ouro e o elixir da vida), matar Harry e destruir tudo que era bom.


Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida...”

4) Jesus veio para que possamos ter vida.

Só Jesus é o verdadeiro elixir da vida. Qualquer um que crê em Jesus pode ser O Menino (ou A Menina) Que Vive... Para Sempre!

O professor de crianças bem preparado pode usar o amor da criança por HARRY POTTER para apresentar o AMOR DE JESUS

COMO ALCANÇAR CRIANÇAS QUE AMAM HARRY POTTER, publicado neste Blog em 4 partes, foi escrito por Connie Neal, traduzido por Eneida Rangel Celeti e publicado na revista "O Evangelista de Crianças" - revista trimestral da APEC.