Translate this Blog here!

Awana Blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

COPA DO MUNDO 2014 - Ganhe as crianças para Cristo





Aliança Pró Evangelização das Crianças na Década do Desafio

Dentre as várias ações que a APEC realizará para aproveitar o momento da Copa do Mundo no Brasil, considerado o país do futebol, está o Projeto “Bola na Escola” que irá funcionar nos meses de março a junho/2013, agosto a novembro/2013 e março a junho/2014.


A estratégia deste Projeto será a realização de um Programa Especial com as crianças nas escolas, com a apresentação de uma mensagem especial, com a memorização de um versículo bíblico e o aprendizado de um cântico, que são marcas inconfundíveis da APEC, dando oportunidade para que crianças recebam a Cristo como seu Senhor e Salvador e aprendam verdades preciosas da Palavra de Deus.


Este programa poderá ser feito de classe em classe, alcançando todas as crianças de uma determinada escola, ou se houver condições para reunir todas as crianças num único local, fazer a ministração de uma só vez.


Cada escola que será visitada pelos participantes do Projeto “Bola na Escola” deverá receber uma bola de futebol como um presente.

Esta bola terá o tamanho de uma bola oficial, de excelente qualidade, tendo os seus gomos coloridos nas cores que são usadas pela APEC para a apresentação do Plano de Salvação através do livro sem palavras.


O Programa que está sendo preparado tem a seguinte formatação:

Nome = SOU DO TIME DE DEUS

Lições a serem exploradas neste programa:

1. O Time é de Deus. Ele é o dono e tem direito sobre o seu time.

2. Como fazer parte? Só através de Seu Filho Jesus Cristo, cuja mensagem está nas cores da bola. A mensagem através das cores tem que ser bem explicada:


a) Cor Amarela – Lembra a luz. Deus é luz e nele não há trevas nenhuma. Deus é Santo, separado do pecado. Deus é o Criador. Onde Deus está o pecador não pode ter acesso por causa do pecado. Deus ama o pecador e deseja leva-lo á sua presença mas há um problema que precisa ser resolvido.


b) Cor Preta – Lembra a escuridão. O pecado é como a escuridão. De dentro de cada pessoa é que vem o pecado que é uma atitude de fazer aquilo que desagrada a Deus. E não é só fazer, porque envolve também pensar e sentir de maneira errada e injusta. Não há ninguém que esteja livre do pecado. Todos os homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças são pecadores. O que o pecador merece por causa do pecado é a morte eterna, isto é ficar separado de Deus para sempre e num lugar de sofrimento. É o castigo do pecado. Como tirar o pecado de dentro do homem?


c) Cor vermelha – Lembra o sangue que corre em nossas veias e que significa vida. A vida está no sangue. O fato mais surpreendente que demonstra o amor de Deus pelo homem é que Deus enviou a este mundo o Seu Único Filho, Jesus Cristo, que nasceu sem pecado. Jesus nasceu, cresceu e veio aqui na Terra para uma missão. Entregar a sua vida no lugar do pecador. Jesus, que não conheceu o pecado, foi até a cruz e ali derramou o seu sangue, entregando ali a sua vida pelo pecador. Ele foi quem recebeu o castigo no lugar do pecador. Por isso que a Bíblia diz que “o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado”. A Palavra de Deus afirma também que “sem derramamento de sangue não há remissão de pecado”.


d) Cor branca – Lembra a purificação do pecado. Quando um pecador reconhece com grande tristeza que vive desagradando a Deus com os seus pecados; e reconhece também que Jesus Cristo sofreu em seu lugar para resolver este problema sério do seu pecado, sente o desejo de ter os seus pecados perdoados, tirados. É como alguém que sabe que é um escravo e que há uma pessoa que pode lhe dar a libertação – Jesus Cristo! A sua confiança em Jesus aumenta porque sabe que Jesus tendo morrido na cruz em seu lugar, foi colocado morto numa sepultura, mas depois de três dias ressuscitou, venceu a morte e está vivo. Aí ele como que grita para Jesus: Jesus, eu sei que o Senhor está vivo. Eu sei que o Senhor morreu ali na cruz no meu lugar pelos meus pecados. Liberta-me do pecado. Eu quero recebe-lo Jesus, na minha vida. Vem ser o dono da minha vida. Me ensina a viver de maneira que seja agradável ao Senhor. Quando um pecador reconhece o seu pecado, crê em Jesus e o recebe como seu Senhor e Salvador, ele sai da escuridão.


e) Cor verde – Lembra as plantas e a vegetação em geral, que iniciam como uma pequenina semente e vão crescendo. Grandes árvores começaram como pequeninas plantinhas. Quando uma pessoa sai da escuridão do pecado para a luz de Jesus, esta pessoa se torna uma nova pessoa. Veja o que diz a Bíblia: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”. Como uma nova criatura esta pessoa é como um bebe nas coisas de Deus e precisa ir crescendo cada ida um pouquinho. Este crescimento acontece a medida que oramos (isto quer dizer falamos com Deus a cada instante); a medida que conhecemos os pensamentos de Deus (isto quer dizer que ouvimos Deus falando conosco através da Bíblia); a medida que obedecemos ao que aprendemos na Bíblia (a coisa mais importante na vida é conhecer bem a Palavra de Deus e obedecê-la); a medida que falamos do grande amor de Deus e do seu plano para salvar as pessoas através de Jesus; a medida que estamos junto com outras pessoas, que como nós confiam totalmente em Jesus; etc. 


3.Quem é o Técnico? É o Espírito Santo de Deus, que orienta todos os que estão no Time de Deus de acordo com a Palavra e a Vontade de Deus. Todo atleta precisa competir segundo as normas.

4. Como num time, cada um precisa aprender a jogar ao lado dos demais companheiros e precisa compreender bem qual é a sua posição. Cada um tem o seu dom e o seu talento.

5. Tem atletas que jogam na defesa = goleiro e zagueiros. Tem que estar muito atento ao avanço do adversário, para que ele não alcance vantagem (“para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” 2 Co 2:11). O goleiro usa joelheira, luvas. Os zagueiros usam caneleira. Os que jogam no time de Deus precisam estar bem equipados colocando o uniforme de Deus que protege a cabeça (capacete da salvação), o peito (couraça da justiça), os pés (os calçados com a preparação do evangelho da paz), além do escudo da fé e a espada do espírito (Efésios 6: 10-18).


6. Tem atletas que jogam no meio do campo. Estes fazem a ligação entre a defesa e o ataque. Eles precisam aprender muito bem a tocar a bola e fazer bons passes da bola para que o time faça os gols. Tem que se viver a vida cristã com equilíbrio, com graça, sendo luz do mundo e sal da terra, cultivando uma vida de oração e usando os seus bens e recursos para que a mensagem da salvação seja conhecida por todos. Tem que haver boa comunhão entre todos os que pertencem ao Time de Deus.


7. Tem atletas que jogam no ataque. O objetivo do Time se resume numa só coisa: FAZER O GOL! Fazer o gol é ganhar uma pessoa para Jesus Cristo! O Time de Deus está totalmente comprometido com a obra missionária. A defesa, o meio de campo e o ataque estão empenhados em fazer com que Jesus Cristo seja conhecido por todos os povos, línguas e tribos da terra. Alguns gols são feitos bem pertinho de nós, quando ganhamos nossos amigos e parentes para Cristo. Outros gols já são um pouco mais distante, entre pessoas que pouco conhecemos, mas que ainda falam a nossa própria língua e podemos evangeliza-los e discipulá-los. Outros gols são bem longe, entre pessoas que falam uma língua diferente e que precisam também conhecer a Cristo. Quantos gols você já fez? Isto é, quantas pessoas você já ganhou para Cristo? E veja bem, mesmo que uma pessoa faça o gol, ela tem que reconhecer que há um time inteiro por traz dela. Ninguém joga sozinho.


8. Muitas vezes num jogo de futebol alguém faz um gol contra. Isto acontece no Time de Deus quando uma pessoa dá um mau testemunho e desonra o evangelho. É preciso tomar muito cuidado para que isto não aconteça.


9. Num jogo há disciplina e regras. Quando alguém comete falta o juiz apita. O cartão amarelo significa advertência.  Quando o atleta continua cometendo falta pode receber o cartão vermelho e ser tirado do jogo, expulso. Muitas vezes Deus precisa tirar alguém do jogo, embora esta pessoa não deixe de pertencer ao time. Ele continua sendo do time, só que fica afastado, disciplinado, até que possa ser reintegrado num próximo jogo mais adiante.


10. Todo time tem um uniforme que é diferente do uniforme do adversário. Você conhece que a pessoa pertence ao time por causa do uniforme que ele usa. No uniforme do time de Deus a marca é a cruz. Não uma cruz desenhada ou pendurada no pescoço, mas a marca de alguém que toma cada dia a sua cruz e anda com Jesus, em novidade de vida. Este tem o seu nome escrito no Livro da vida.


11. Todo time precisa ser bem treinado. O que deixa um atleta apto é o conhecimento da Palavra de Deus  e a obediência à Palavra de Deus, assim como uma vida de oração e de boa comunhão com os demais membros do Time de Deus.


12. Todo time tem a sua torcida. O Time de Deus tem do seu lado o Deus Triúno, os anjos de Deus e todos os salvos por Cristo.

13. Todo time também enfrenta a torcida adversária com sua zombaria, gritaria, xingamentos, etc.


14. Exemplos de times adversários: As mais diversas religiões (É bom que se diga que o Time de Deus não é uma religião); A busca pelos bens materiais (O desejo de ter coisas, de ter prosperidade, de ter um grande patrimônio, etc., - a concupiscência dos olhos); A busca pela felicidade a qualquer preço (drogas, bebidas, comidas, viagens, sexo fora da vontade de Deus, etc., - a concupiscência da carne); A busca pela celebridade (querer ter fama, ter título, ter reconhecimento, querer ser alguém importante, etc., – a soberba da vida).


15. Todo time tem seus reservas. Sempre há atletas que ficam alertas na expectativa de ver o time fazendo gols e prontos para entrar em ação assim que forem chamados pelo técnico (pelo Espírito Santo) para entrar no campo. 


16. Todo time busca ganhar a Taça da Vitória. Há prêmios para os vencedores. Há galardões a serem distribuídos. Veja os prêmios aos vencedores em Apocalipse 2 e 3.

17. Todo time tem um símbolo. No Time de Deus é a cruz.


18. Todo time tem uma bandeira. No time de Deus é Cristo.

19. Todo time tem um hino. No time de Deus há um novo cântico nos lábios e no coração, que sempre dignifica o Cordeiro de Deus, o Leão da Tribo de Judá.


O desafio é trabalhar melhor este texto acima e preparar também o seguinte:

1) Ideias para os visuais para apresentar esta lição sobre o Time de Deus.


2) Ideias para um logo que expresse o conceito do TIME DE DEUS. Já há uma sugestão que é a seguinte:  Uma criança feliz tendo um dos pés sobre a bola (com as cores) e uma das mãos segurando a taça da vitória, tendo por cima o seguinte texto: Sou do time de Deus ou Faço Parte do Time de Deus.


3) Ideias para a confecção de uma bandeira.

4) Ideias de letras para termos um cântico especial que reúna em suas estrofes a mensagem sobre o TIME DE DEUS.
5) Ideias para a apresentação desta mensagem em módulos diferenciados como: 
a) Mensagem para uma sala de aula.
b) Mensagem para uma reunião com todas as crianças da escola num único local.

c) Mensagem para uso numa EBF ao longo de uma semana inteira, um pouco por dia.
d) Mensagem em Ginásios Esportivos (Grandes Encontros) nas cidades onde acontecerão os jogos da copa.

Conto com sua ajuda. Todo e qualquer comentário e sugestão para melhorarmos este Programa será muito bem recebido.

Lembre que além do Projeto “BOLA NA ESCOLA” pretendemos ainda desenvolver outras ideias como “O MAIOR GOL DA MINHA VIDA” com testemunhos de jogadores cristãos que tenham bom testemunho.


Durante o Congresso em 2012 eu vou dar o Seminário com este tema: GANHE AS CRIANÇAS PARA CRISTO – PROJETO COPA DO MUNDO 2014, que tem a seguinte sinopse: Crianças tocadas pelo Espírito Santo e nascidas de novo são o ponto central do Ministério Infantil. Aprenda métodos e ações estratégicas para o alcance das crianças com a Mensagem da Salvação e também como organizar e realizar um Projeto Evangelístico aproveitando a época da Copa do Mundo no Brasil.


Este seminário será dado na noite de quinta-feira, dia 29 de novembro de 2012, e será duplo. A primeira parte será teórica e a segunda parte prática. Faremos na segunda parte uma simulação de como deverá ser feito o Programa TIME DE DEUS na escola e como deixaremos a BOLA NA ESCOLA. 


Nosso alvo é que cada congressista possa levar muitos kits prontos com este programa e também as bolas para serem entregues nas escolas durante os meses aulas em 2013 e primeiro semestre de 2014.


Nosso desafio é distribuir 100 mil bolas. Precisamos colocar este material nas mãos do maior número de pessoas que for possível.

Acabo de visitar uma aldeia dos índios xerentes, em Tocantins. Encontrei-me ali com o Pr. Rinaldo de Mattos, veterano missionário entre este povo, que foi o fundador e o primeiro presidente da ALEM. Foi um encontro precioso e tenho algumas fotos postadas no Facebook. Eu estava acompanhado dos nossos colegas João Sérgio, Ismael e Ana Rita e de vários líderes e pastores do Tocantins. O Pr. Rinaldo assim se expressou: A APEC é melhor organização missionária que existe no mundo para a evangelização e discipulado das crianças.


Quando falei sobre ele sobre o Projeto das Bolas e se haveria interesse em levarmos uma bola para aquela aldeia, ele falou: Futebol é o que mais encanta o povo índigena. Como esta aldeia aqui há outras 60 aldeias. Pode trazer bolas para todas?


Conto com sua ajuda. Conto com suas orações.

Se possível contribua com suas ideias até o final de novembro deste ano.

Muito obrigado.


No amor de Cristo e pela salvação das crianças.

Pr. Gilberto Celeti