Translate this Blog here!

Awana Blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

NÃO AO HALLOWEEN - PORQUE HALLOWEEN NÃO É PEDAGOGIA.



HALLOWEEN – sem mim!

Eva e Marcos encostam os narizes ao vidro da montra. As abóboras dão-lhes um sorriso feio por trás do vidro. É então que Eva se lembra: “Tenho que fazer uma composição sobre o Halloween.” “Iiiii! Vês a caveira?” “Não é verdadeira!” Marcos permanece perfeitamente calmo. No entanto, Eva fica com pele de galinha. “O Carlos vai dar uma festa de Halloween. Também vais?” “Ainda não sei. Agora tenho que ir para casa. Adeus.”

A padaria do lado faz uns “bons bolinhos diabólicos do Halloween”. O Halloween enche as caixas registadoras. Artigos para partidas, roupa de vampiros, teias de aranha, esqueletos … são feitos para dar prazer… e produzem medo! A cada ano se faz mais dinheiro.

Ding dong! “Finalmente! Eva, onde te demoraste tanto?”, pergunta a mãe. “A comida já está em cima da mesa.” “E eu tenho uma fome! Onde…onde estão as abóboras que estavam na janela?” “Metem medo umas às outras no caixote do lixo.” “Lixo???” A Eva não compreende bem o que o pai lhe quer dizer com isso. A mãe dá-lhe uma revista. “O melhor é leres este artigo”. A Eva pousa o garfo. A pizza quase que lhe fica entalada na garganta quando lê o que o Halloweeen significa. “Uma festa para os adoradores de bruxas e de Satanás”. A história tem mais de 2000 anos.

O dia 31 de Outubro era o início do ano para os druidas celtas, que eram sacerdotes, feiticeiros e adivinhos. Eles não acreditavam no Deus verdadeiro, mas sim em muitos deuses e que, nesta noite, Samhein, o deus da morte, vem reunir os mortos.

“Papá, então o Halloween é uma festa do diabo!” A Eva está completamente horrorizada.

Veio da Irlanda para os Estados Unidos e de lá para Portugal. O Halloween é a abreviação de “noite de todos os santos”. Nessa época, os feiticeiros colocavam nabos escavados com uma luz à frente das casas e exclamavam: “Oferta ou maldição!” Quem não oferecesse nada para Samhein era amaldiçoado.

A Eva põe a revista de lado. O pai diz-lhe com toda a clareza: “Os fantasmas disfarçados que hoje pedem doces recordam este costume pagão. Deus diz-nos na Bíblia: ‘Não tomem os costumes desprezíveis dos outros povos!’ (Deuteronómio 18:9). Deus é amor! Ele avisa-nos, porque nos ama. As Suas leis são boas. Por isso, devemos ouvi-lO e evitar o mal. O Halloween é a noite do mal. Quem participa, seja a sério, seja a brincar, não está com isso a reconhecer a Satanás, o inimigo de Deus?”

A mãe acrescenta: “Eu não sabia isso. Por isso, a partir de “Ouviste falar dos sacrifícios?”, pergunta o pai. A Eva ficou pálida. “Eram oferecidas pessoas a Satanás. Eram encerradas num grande cesto e queimadas vivas. O diabo não é apenas um grande mentiroso. Deus diz na Sua Palavra que ele foi assassino desde o início (João 8:44). O Halloween é a sua época – ainda hoje.”

O Halloween é uma das principais festas para as bruxas e para Satanás.

“Halloween – sem mim!” É a clara decisão do pai. A Eva também não precisa de pensar muito tempo: “Não vou à festa do Halloween!” E envia este SMS ao Marcos: “Halloween – sem mim!”

Halloween – sem mim!- e oxalá também sem ti! O que fazer então sempre que foste desobediente e participaste nos costumes pagãos? Ora! Pede perdão ao Senhor Jesus e não participes mais. Jesus Cristo perdoa-te! Ele ama-te! Não tenhas medo, Jesus é vencedor! Crê Nele e então terás a verdadeira alegria que é capaz de abandonar o prazer do horror.
Halloween – sem ti! (fonte: desconhecido)

APROVEITA E FAZ UM AWANA CLUB NA TUA IGREJA E COMEÇA A ENSINAR VERDADES ETERNAS AS CRIANÇAS DE FORMA DINÂMICA E DIVERTIDA.
SAIBA MAIS... a.mendes@awana.org - 924 084 675 - www.awana.org